Rebranding

Cliente: Rioquímica
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Indústria Farmacêutica Rioquímica

A Rioquímica, com quase 40 anos de mercado, é lider no seguimento hospitalar brasileiro com saneantes, detergentes e desinfetantes. Focada em inovação, na preocupação em produzir dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade e na utilização de métodos modernos para a fabricação dos seus produtos, durante anos de sucesso, a empresa buscou o reposicionamento da marca. O trabalho envolveu planejamento e desenvolvimento para de Logotipo, Rótulos, Embalagens, Lâminas Técnicas, Catálogos, Fotos em Alta Definição, Bulas, Caixas, Material Corporativo e WebSite, etc.
Logotipo: Manutenção do o ícone para redesenho e ajustes técnicos. Uma nova tipografia, com melhor leitura e mais moderna.

Antes

Logo-Antiga

Depois

Logo-Nova

Antes | Imagem (Bitmap)

icone-antigo
O ícone do logotipo anterior fora desenvolvido a partir de um software de edição de imagens bitmap, ou seja, formada por pixels. Com a antiga versão, existiam problemas na manipulação do mesmo para grandes formatos. Utilizava-se em sua composição as 4 cores primárias de impressão, ou seja, o custo de impressão era maior.

Depois | Figura (Vetor)

icone-novo
Para ter total liberdade e controle no momento da ampliação do logotipo ou da cor do mesmo, a solução foi redesenhá-lo completamente, utilizando um software de ilustração vetorial (imagem composta por formas e traços geométricos que não se distorcem quando redimensionado). A cor foi controlada e agora utilizamos apenas 3 cores primárias. Foi criada também a variação para 2 cores, o que reduz custos na produção dos materiais e possibilita maior controle de cor.

Variações gráficas

Com o logotipo redesenhado, fez-se necessário o desenvolvimento de variações para aplicações em determinados materiais, principalmente para as embalagens que, muitas vezes, são produzidas em serigrafia com apenas uma cor, além de adesivos em plotter (recortes), entre outros. Na análise dos rótulos onde o logotipo estava impresso, constatamos uma grande variedade de gravações serigrafadas do ícone, ocasionando uma despadronização nas embalagens da marca.

Antes | Variações despadronizadas

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Depois | Padronização

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Tipografia

Cuidadosamente, uma nova tipografia foi definida para acompanhar todo o trabalho de padronização da nova identidade visual. A fonte precisava preencher inúmeros requisitos para a Rioquímica devido a diversas aplicações, tamanhos e estilos (para a realização satisfatória da leitura quando utilizada em pequenos formatos, como em contra rótulos, bulas, entre outros, além de possuir em sua família variações para escritas em negrito, condensado e itálico para indicar os nomes científicos, exigidos pelo segmento em que a empresa se enquadra).

Antes e Depois

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Família da Fonte

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Cores | Composição original

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Duas Cores | Mas por quê?

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A resposta é: Economia e Padronização.

Acima substituímos o vermelho por uma cor primária de impressão (Magenta), sendo assim, no momento da impressão, o profissional substitui no equipamento a tinta magenta por um vermelho puro (PANTONE 485C), com esta variação é possível conseguir a cor original, com fidelidade e economia devido a opção de impressão em apenas duas cores. Perfeito para materiais de escritório com qualidade e custo reduzido.

Variações

Composição 2 cores

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Composição 1 cor

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Serigrafia (Silk) 2 cores

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Serigrafia (Silk) 1 cor

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Veja Também: Redesign da linha de produtos

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